top of page

Peritos analisam fita com conversa entre Michel Temer e Joesley Batista

O jornal O Estado de S. Paulo também aborda o tema, com um perito que diz que "detecta 14 cortes no áudio da conversa entre Michel Temer e o empresário”. Mas o perito, segundo o jornal, também "não vê, no entanto, 'fragmentações' no intervalo em que Eduardo Cunha é citado". Ao Estadão, o perito Marcelo Carneiro de Souza disse que "os 14 trechos em que encontrou possíveis edições estão entre o 14º minuto e o 34º minuto do áudio”.

Essa parte da gravação não inclui o trecho em que Joesley Batista fala que está segurando dois juízes e um procurador. Este trecho, segundo o perito, não tem edição.

A Secretaria Especial de Comunicação Social da


Presidência da República confirmou em nota, no próprio dia em que o áudio veio a público, a veracidade desse diálogo ao afirmar que "o presidente Michel Temer não acreditou na veracidade das declarações”. 

Segundo a nota, o empresário estava sendo objeto de inquérito e por isso parecia contar vantagem".  A nota diz que, "o presidente não poderia crer que um juiz e um membro do Ministério Público estivessem sendo cooptados".O Jornal Nacional também ouviu a opinião de peritos que analisaram a conversa entre Michel Temer e Joesley Batista. Os dois chegaram à conclusão de que toda a gravação está intacta.

O perito George Sanguinetti, professor da Universidade Federal de Alagoas, publicou o resultado da análise da conversa numa rede social. Em 1996, o perito teve papel importante na investigação da morte de PC Farias ao contestar a versão de que o empresário teria cometido suicídio.

Ele diz que uma equipe multidisciplinar participou do trabalho e declara que não há “qualquer alteração no conteúdo de áudio do original gravado, sem sinais de montagem ou remanejo na gravação”.

Nós falamos com o perito por telefone.

Perito: Dá pra afirmar que não há cortes, que não há edição, baseado exatamente no curso da conversação da ausência de ruídos que caracterizem mudanças de ambiente ou que tenham sido partes realizadas em outro local”, disse.JN: Então não há edição na sua avaliação?Perito: Na minha avaliação não há edição.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page